quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


"PODEMOS IR ALÉM"


TEXTO: Gn 24.10 -21




O que parecia uma simples demonstração de generosidade, levariam duas horas para Rebeca cumprir!



ALGUNS PRINCIPÍOS QUE APRENDEMOS COM REBECA:
 

1º principio de Rebeca - Rebeca foi além do que foi pedido a ela.

Sua generosidade contrasta totalmente com as atitudes que prevalecem hoje. Rebeca parecia dizer: "Farei o que você me pediu, depois vou fazer outra coisa". Em contrapartida, muitas pessoas hoje parecem pensar: "Vou fazer o mínimo que se espera de mim e tentar tirar o maior proveito da situação". Infelizmente, este espírito oculto já passou a fazer parte até da vida e pensamentos de muitas pessoas de fé. São poucas as pessoas que desejam ir além de sua obrigação. Para todos os lados que olhamos, vemos uma atitude que exige o mínimo esforço para o máximo proveito.

 

2º Principio - Você não pode ser generoso e legalista ao mesmo tempo

Rebeca fez mais do que se pedia ou esperava dela. Seu espírito generoso não era comum. Você pode comparar as ações de Rebeca com as dos fariseus legalistas cuja religiosidade podia ser medida com uma fita métrica (Lc 6.6-11). Mas o legalismo sempre deixa as pessoas em uma condição miserável. Os legalistas ou se tornam insuportavelmente arrogantes ou irremediavelmente inseguros. Se quisermos ser como Rebeca, não podemos ficar de olho nos resultados.

 

3º Principio - Você não pode passar para a segunda etapa sem ter cumprido com a primeira

É fácil para as pessoas falar de coisas grandes e generosas que elas têm intenção de fazer no futuro. Entretanto, se não forem generosas com o que têm no momento, então é improvável que, de uma hora para outra, mudem no futuro. Rebeca começou seu serviço fazendo primeiro aquilo que lhe foi solicitado. Ela deu de beber a um estranho. Só quando terminou esta tarefa foi que ela cuidou dos camelos. De igual modo, precisamos começar a ser generosos no lugar em que estamos neste momento - não em algum lugar além do arco-íris ou em um futuro distante.

 

Observe o cálculo de galões* a seguir necessários para suprir a sede dos camelos:

Se cada camelo consome 20 galões de água cada um, são necessários 200 galões para aplacar a sede de 10 camelos.

Para se carregar 200 galões em cântaros cuja capacidade é de 5 galões, são necessárias 40 viagens.

Se cada viagem dura em média 3 minutos, serão necessárias cerca de 2 horas para o transporte de toda a água.
 
 
 
 
 
Mais bênçãos são resultados de esforços extraordinários

CONCLUSÃO

Como teria sido fácil para Rebeca colocar seu cântaro no chão, dar de beber ao estranho e seguir para sua casa! Essa teria sido a coisa conveniente a se fazer. Antes de fazer a oferta, ela, sem dúvida, pensou no tempo, no esforço e no sacrifício que seu ato de generosidade exigiria. Contudo, ela foi generosa da mesma forma. Foi isso que a separou de todas as outras mulheres que se juntaram na fonte naquela tarde. Consequentemente, sua vida mudou de um modo que ela jamais imaginara.

 

• "Quando damos com generosidade, recebemos mais do que imaginávamos ser possível. Jesus diz: 'Com a medida com que ti verdes medido, vos medirão também'   (Mt 7:2).

Quando damos com generosidade, nossos entes queridos são abençoados. Quando o servo de Abraão revelou-me quem era, ele trouxe artigos de ouro e vestes finas e os deu para ela.

 

No momento de ser generoso, você não pode imaginar como suas ações podem causar um impacto na vida de outros no futuro. Imagine como seria o mundo se...

 

Michelângelo tivesse dito: Não pinto tetos'.

 
Noé tivesse dito: 'Não faço barcos'.

 
Moisés tivesse dito: 'Não abro rios.


Davi tivesse dito: 'Não mato os Golias.

 
Maria tivesse dito: 'Não darei à luz sendo virgem'.

 
João Batista tivesse dito: 'Não faço batismos'.


Pedro tivesse dito: 'Não discípulo gentios'.


Paulo tivesse dito: 'Não escrevo cartas'.


Jesus tivesse dito: 'Não morro em cruzes ".

 

Um estilo de vida de oferta generosa prolongará seus dias aqui na terra e na eternidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO DE EXTENSÃO: "Um olhar sobre a comunidade Terra Preta" em Monte - Alegre/Pa (Cultura e Religiosidade)

TRABALHO SOBRE RELIGIOSIDADE NA COMUNIDADE TERRA PRETA - MONTE LEGRE/PA TURMAS DO 9ª ANO   INTRODUÃO: Em todos os contextos históric...