GALARDÕES


 
 
INTRODUÇÃO
 
 
A palavra grega para galardão é misthós (misqoz), que significa salário (Rm.4:4) ou recompensa (Mt.5:46). Galardão, portanto, são as recompensas que os salvos receberão na glória porvir, de acordo com suas obras (2ºCo.5:10).

A doutrina do galardão não é nenhum absurdo; ela encontra apoio escriturístico suficiente, tanto no Antigo Testamento (2º Crônicas 15:7; Isaias 40:10; Isaias 62:11), quanto no Novo Testamento (Mt.16:27; 1º Co.3:8,14; Ef.6:8; Ap.2:23; 11:18; 22:12).

Ocorre uma outra palavra grega no Novo Testamento que dá apoio a esta doutrina. Trata-se da palavra grega antapódosis (antapodosiz),   cujo sentido é o de retribuição. Esta palavra é usada tanto no sentido positivo de recompensa (Cl.3:24; Lc.14:12) como no sentido negativo de punição (Rm.11:9).

Existem várias categorias de galardões. A Bíblia os menciona em Mateus 10:41, através das expressões "galardão de profeta" e "galardão de justo". Entretanto ela não especifica quais são os galardões que pertencem a categoria de profeta ou de justo.


AS COROAS

Outras passagens do Novo Testamento mencionam os galardões, fazendo referência apenas aos seus nomes e à forma como se consegue obtê-los. São as coroas que se constituem em número de cinco: Coroa da Alegria, Coroa da Vida, Coroa da Incorruptibilidade, Coroa da Glória e Coroa da Justiça.

Coroa da Alegria (1ªTs.2:19 e Fp.4:1): Esta Coroa será concedida aos ganhadores de alma. Paulo se refere aos irmãos que ele levou à Cristo como sendo a sua alegria e coroa. Portanto aqueles que ganham muitas almas receberão a Coroa da Alegria. Às vezes a coroa é símbolo de alegria (Is.28:1; Ct.3:11; Ez.23:42), e a Bíblia declara que há alegria no céu quando uma alma é ganha para Cristo (Lc.15:7).

Coroa da Vida (Tg.1:12; Ap.2:10): Esta Coroa  não é a vida eterna como pensam muitos cristãos. O galardão é dado com base nas obras; a salvação é dada exclusivamente com base na graça de Deus. De maneira nenhuma a vida eterna poderia ser concedida ou obtida por meio da fidelidade dos cristãos nos momentos de tribulação, embora se requeira tal fidelidade como prova de genuina salvação. O fato é que muitos cristãos são reprovados em suas provações (Hb.12:5), mas apesar disso continuam salvos pela graça de Deus. Esta coroa, então, está vinculada à fidelidade nas tribulações. Aqueles que suportam provações e sofrimentos nesta vida, por causa do nome de Cristo, e permanecem fiéis no seu amor a Deus, receberão como prêmio a Coroa da Vida.

Coroa da Incorruptibilidade (2º Co. 9:25,27): Esta Coroa será concedida àqueles que procuram viver uma vida incorruptível, de auto abnegação (Lc.9:23), renegando ao pecado, as obras da carne, e vivendo uma vida íntegra diante de Deus e dos homens.

Coroa da Glória (1ª Pe. 5:2-4): Esta coroa será concedida aos pastores que desempenharem bem seus ministérios e também àqueles que liderarem com fidelidade sobre o povo de Deus, procurando sempre o bem das ovelhas de Cristo, sempre com intuito de fazê-las crescer, alimentando-as na fé e no amor de Deus.

Coroa da Justiça (2ªTm.4:8): Receberão esta Coroa aqueles cujas vidas foram entregues inteiramente em pról do reino de Deus (Mt.6:33), e àqueles que demonstram uma ardente expectativa pela volta de Cristo e a desejam ardentemente. São estes aqueles que oram com intensidade no espírito: Maranatha (Ap.22:17,20).

PARA QUÊ COROAS?

Há quem pense que as Coroas devem ser desprezadas porque a salvação não é um evento competitivo, cujos ganhadores poderão exibir seu prêmios nos céus. Tal raciocínio, no entanto, é errôneo, pois satisfazer-se somente com a salvação em si desvinculada de recompensas não é uma atitude cristã, embora pareça que os tais assim agem movidos apenas pelo amor a obra de Cristo, não visando prêmios nem interesse pessoal, exceto a própria salvação.
Os galardões serão oferecidos a Cristo (Ap.4:10,11; Rm.11;35,36), pois as obras que os cristãos realizam no Espírito, são também frutos da graça de Deus (Is.26:12; Fp.2:13; Hb.13:20,21). A salvação é a recompensa da fé; os galardões são a recompensa das obras. Mas ambos, tanto a salvação quanto as obras são resultantes da indescritível graça de Deus. As obras foram preparadas de antemão (Ef.2:10), e a graça nos capacita a realizá-las.
 
CONCLUSÃO
 
Andemos pois nas boas obras para que não percamos a nossa coroa (2ªJo.8; Ap.3:11) e não nos nos apresentemos diante do Senhor de mãos vazias (Dt.16:16), não tendo nenhuma coroa para consagramos a Jesus Cristo!

 

 
GRÁFICO DAS COROAS
 
 
COROAS
 
COMO SÃO GANHAS
 
 
REFERÊNCIAS
 
Alegria
 
 
Ganhando almas.
 
1ªTs.2:19 Fp.4:1
 
 
 
Vida
 
Suportando provas, aflições e tentações, e mesmo assim permanecer  fiel.
 
 
 
 
Tg.1:12 Ap.2:10
 
Incorruptibilidade
 
Negando-se a si mesmo.
 
 
1ªCo.9:25
 
 
Glória
 
Cuidando do rebanho.
 
 
1ªPe.5:4
 
 
Justiça
 
Ansiando pela volta de Cristo.
 
 
2ªTm.4:8
 

 
Rita Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO DE EXTENSÃO: "Um olhar sobre a comunidade Terra Preta" em Monte - Alegre/Pa (Cultura e Religiosidade)

TRABALHO SOBRE RELIGIOSIDADE NA COMUNIDADE TERRA PRETA - MONTE LEGRE/PA TURMAS DO 9ª ANO   INTRODUÃO: Em todos os contextos históric...